quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tecnologias na Educação:
Ensinando e Aprendendo com as TIC (100 horas)

O PROINFO Programa Nacional de Tecnologia Educacional, em parceria com a União, os Estados, Distrito Federal e os municípios, estão visando promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica. O PROINFO trabalha com um conjunto de processos formativos, assim no ano passado foi realizado o Curso de Introdução a Educação Digital de 40 horas, e agora se iniciou o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICS ( 100 h) que é uma sequência do Curso de Introdução a Educação Digital 40 horas.
Ensinando e aprendendo com as TIC, tem como proposta que os profissionais da educação possam:
Identificar e compreender o potencial pedagógico das TIC no cotidiano escolar; Planejar estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC; Utilizar as TIC na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos;
O Curso é dividido em 04 unidades, sendo 04 meses de estudos.
1ª - Tecnologia na Sociedade, na vida e na escola
2ª -Internet, Hipertexto e Hipermídia
3ª - Prática Pedagógica e Mídias Digitais
4ª - Currículos, Projetos e Tecnologias
Com encontros presenciais e encontros virtuais e a grande parte dos estudos a distância, tendo como local de estudos o Ambiente E-proinfo, que é uma plataforma exclusiva para cursos deste cunho. O curso tem como objetivo levar os profissionais da educação a refletirem sobre a própria prática, a ensinar e aprender com as Tecnologias Informações e Comunicações, interagir com profissionais de diversos localidades, conhecer inúmeras experiências que deram certo, e tudo isso através da Internet. Aprender a não apenas buscar na Internet, mas também aprender a usar a internet como um espaço de Autoria, usar a internet como espaço de troca de experiências, onde possa criar Blogs educativos, páginas pessoais em fim, um local para divulgar o próprio trabalho. Com as reflexões propostas no curso, ficará claro que o importante não é simplesmente usar a tecnologia, mas sim saber como e quando utilizar a mesma.
Estamos frente há uma realidade onde a educação significa o processo de formação do sujeito, ao longo da vida as pessoas vão em busca da auto-realização, a compreensão do mundo e da transformação social onde conforme Delors (1999) Educar-se é aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver.(Morim, 2003)
...Esta é uma oportunidade de inovar, uma oportunidade de formação continuada, os profissionais são convidados a enfrentar este novo desafio que se faz necessário, O desafio da aprendizagem, o desafio de ensinar e aprender...
REFERÊNCIAS:
SALGADO, Maria Umberlina Caiafa. Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC: Guia do Formador/ Ana Lúcia Amaral. - Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação à distância; 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário